top of page
Buscar
comercialamplajr

A Análise SWOT e sua importância para o mercado

Atualizado: 8 de mar. de 2020

A Análise SWOT é uma ferramenta de análise de cenário (ou ambiente), que permite definir melhor o planejamento estratégico de qualquer tipo de negócio, desde a criação de uma página na web à gestão de uma marca multinacional.




A sigla, em inglês, vem das iniciais das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil, você pode ouvir alguém dizendo “Matriz FOFA”.


Essa ferramenta é muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pelo fato que de se define como um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca. Assim o empreendedor tem muito mais informações para elaborar suas estratégias de gestão e marketing com mais segurança.



Quem criou a análise SWOT?


A análise SWOT foi criada por Albert Humphrey (pelo menos é creditada a ele). Não se sabe ao certo, mas ela provavelmente foi desenvolvida na década de 60, na Universidade de Stanford (EUA), por meio de um estudo, encabeçado por Albert, das 500 maiores corporações norte-americanas da época.

Hoje é uma das metodologias clássicas da Administração.



Qual a função da Análise SWOT?


A análise SWOT tem a função de embasar as escolhas que serão tomadas na elaboração de um planejamento estratégico. Com ela, temos um diagnóstico completo sobre a empresa, o que reduz os riscos na hora de dar um passo importante, como explorar novos mercados, lançar um novo produto ou criar novas estratégias de marketing.

Portanto, a análise SWOT pode ajudar o negócio das seguintes formas:


· Dar mais segurança para a tomada de decisão

· Conhecer profundamente o cenário

· Compreender a posição em relação aos concorrentes

· Antecipar-se a movimentos externos

· Indicar alternativas de ação


Por ser simples e fácil de se aplicar, ela se tornou popular e passou a ser usada não só por grandes empresas, mas também por pequenos negócios, novos projetos, produtos, lugares, blogs e até pessoas.

Ou seja, em qualquer situação em que seja preciso tomar uma decisão, a análise SWOT pode ser usada.



Como fazer uma análise SWOT?


1. Analisar os fatores internos: Forças e Fraquezas

2. Analisar os fatores externos: Oportunidades e Ameaças

3. Analise o microambiente e o macroambiente

4. Elabore a matriz SWOT priorizando o que é mais relevante

5. Analise todos os pontos destacando os fatores positivos e os fatores negativos


Por fim, podemos afirmar que a análise SWOT é uma ferramenta prática e fácil de ser aplicada. Mas o processo pode não ser tão simples assim. Identificar as fraquezas na própria empresa pode ser doloroso. Encontrar os dados para avaliar o ambiente externo demanda esforço da equipe. Perceber que algumas ameaças podem colocar seus planos por água abaixo – e ainda assim manter a cabeça erguida – é um grande desafio.

Durante a análise, o empreendedor se depara com algumas verdades. Mas esse é o grande benefício da análise SWOT.


Em vez de dar os passos da empresa com base em achismos, o processo permite que se conheça a realidade, justamente para evitar desilusões no futuro.

No fim das contas, a análise SWOT resulta em um grande aprendizado sobre a sua empresa e o seu mercado. Aproveite esta ferramenta não só para a tomada de decisões, mas também para conhecer a fundo o seu negócio e envolver seus colaboradores nesse conhecimento.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page